Lojas de Materiais de Construção: tudo o que você precisa para vender mais

Lojas de Materiais de Construção: tudo o que você precisa para vender mais

02/07/2019

Vender mais materiais de construção e potencializar os lucros do seu empreendimento é um desafio de médio e longo prazo. Para alcançá-lo, é preciso investir em práticas que tornem o negócio mais dinâmico e atrativo para o seu público-alvo.

Muitas vezes, medidas simples, ao alcance de qualquer empreendedor, podem fazer toda a diferença nessa equação. Quer saber quais são elas? Então acompanhe a leitura!

7 dicas de gestão para quem quer vender mais materiais de construção

1. Invista em capacitação

Se a ideia é vender mais materiais de construção, é importante investir na capacitação dos seus colaboradores. Uma equipe que conhece bem cada produto que é vendido na loja e é capaz de fazer sugestões personalizadas para os clientes faz toda a diferença nos resultados do seu negócio.

Por outro lado, funcionários despreparados, que mal conhecem os produtos com que trabalham e se limitam a fazer consultas no sistema de estoque não só diminuem as chances de conversão como podem afastar até mesmo aqueles consumidores mais fieis.

Para garantir que isso não aconteça, vale investir em treinamentos de formação básica ou de atualização sobre novos produtos, bem como nos comportamentais, que ensinam técnicas de venda, oratória e atendimento ao cliente.

2. Trabalhe o pós-venda

Se atender bem é fundamental para quem quer vender mais materiais de construção, trabalhar o pós-venda é igualmente importante para garantir a manutenção da sua carteira de clientes. Muitas vezes, a implementação de rotinas básicas focadas nessa etapa provocam mudanças significativas na relação com os consumidores.

Você pode, por exemplo, fazer contato para saber se a  entrega dos produtos ocorreu conforme o planejado e aproveitar para colocar-se à disposição para novos pedidos. Também são boas práticas montar um cadastro com os pedidos de clientes regulares para poder antecipar-se às suas necessidades e investir em pesquisas de satisfação sobre os serviços prestados.

3. Crie um ambiente convidativo para o cliente

Outra medida importante para quem quer vender mais materiais de construção é avaliar a praticidade e o conforto oferecidos pela loja para o cliente. Ambientes funcionais e bem organizados favorecem a experiência de compra e colocam você um passo à frente da concorrência. Conheça algumas boas práticas:

  • organize os produtos por setores: assim, eles poderão ser encontrados facilmente até por quem não tem tanta familiaridade com esse universo;

  • evite usar as prateleiras como estoque: deixar poucos itens de cada produto expostos torna o ambiente mais clean e organizado;

  • mantenha a área de circulação sempre livre: não deixe caixas ou outros materiais em espaços que possam atrapalhar a livre movimentação dos clientes;

  • invista em iluminação e climatização: um ambiente claro e fresco proporciona conforto e permite que o consumidor passe mais tempo na loja;

  • capriche na comunicação visual: identifique claramente setores, produtos e preços para tornar o processo de compra mais dinâmico.

4. Aposte em tecnologia

Se você quer vender mais materiais de construção e ganhar escalabilidade no seu negócio, é fundamental investir em soluções tecnológicas integradas. Elas dinamizam os processos e possibilitem uma visão global do desempenho, já que todas as informações relevantes ficam concentradas em um único sistema.

Um sistema integrado de gestão eficiente também elimina processos repetitivos, deixando sua equipe livre para se dedicar a funções mais relevantes. E o melhor: permite que você tome decisões mais ágeis com base em dados confiáveis.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar eventuais inconformidades, como uma queda no volume de vendas ou uma baixa no estoque. É essencial também para tomar medidas rápidas e evitar que esse tipo de problema possa comprometer a saúde do seu negócio.

5. Crie programas de fidelização

Outra estratégia interessante para quem deseja vender mais materiais de construção é apostar em programas de fidelização de clientes. Você pode, por exemplo, oferecer descontos ou brindes para consumidores que fizerem um número determinado de compras ou adquirirem produtos acima de um certo valor.

Outra possibilidade é criar benefícios para quem indicar novos clientes ou para empresas que centralizarem os pedidos no seu negócio. A medida é atrativa para o consumidor, que usufrui dos descontos ou brindes. E para você, que garante uma clientela fiel ao seu empreendimento.

6. Aposte nas redes sociais

Em um mundo cada vez mais conectado, negócios que não estão presentes nas redes sociais estão sempre um passo atrás da concorrência. Por isso, se você quer vender mais materiais de construção, não abra mão de criar páginas oficiais ao menos nas redes sociais mais importantes, como Facebook e Instagram.

Use o espaço não só para divulgar seus produtos como também para interagir com clientes e potenciais consumidores. Não abra mão de responder dúvidas, elogios e sugestões e mantenha a interatividade em alta no espaço.

Da mesma maneira, críticas ou reclamações também devem ser respondidas com rapidez e de maneira cordial, transmitindo a mensagem de que o seu negócio se importa com a satisfação dos seus clientes.

7. Faça um controle eficaz do estoque

Por fim, mas não menos importante, se você quer vender mais materiais de construção e potencializar seus lucros precisa fazer uma gestão eficaz do estoque. Quando o controle não é realizado com eficiência, você corre o risco de investir em produtos que ocupam muito espaço e têm pouca saída ou, pior, atrasar ou perder vendas importantes por falta de material.

Manter um estoque enxuto, adequado às suas demandas, não só permite o uso racional do espaço como possibilita que os recursos disponíveis sejam empregados de maneira mais inteligente.

Para tornar o processo mais dinâmico, invista em um sistema integrado de gestão que ofereça uma solução completa de gerenciamento de estoque. Dessa maneira, você garante um controle efetivo e elimina softwares que não estão interligados a outras etapas importantes, como faturamento e compras.

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