Tome decisões rápidas e leve sua empresa ao sucesso

Tome decisões rápidas e leve sua empresa ao sucesso

04/09/2018

Estar à frente de um negócio exige principalmente tomadas de decisões, que podem gerar situações benéficas ou não para empresa.  

A questão é que são muitas esferas a se administrar, como relações com os clientes, fornecedores e parceiros, num universo onde todos sabem que tempo é dinheiro. Por isso, decisões rápidas e bem orientadas são fundamentais para o sucesso de uma empresa.

Mas espere, não pense que decidir rapidamente significa fazer algo sem pensar. Mesmo que em um curto espaço de tempo, toda decisão deve ser bem analisada e planejada, tendo em mente suas consequências e impactos.  

Aqui vai um exemplo do que estamos falando:  

“O fornecedor de uma loja de materiais de construção fez uma ótima oferta para a aquisição de diversos produtos. Isso faria a margem de lucro da loja aumentar consideravelmente, mas a compra precisa ser feita à vista e a oferta só vale por dois dias.  

O dono da loja de materiais de construção não tem esse valor em caixa no momento e precisa decidir se realiza um empréstimo ou não. Ao chegar no banco, ele é informado de que a análise de crédito demora pelo menos uma semana. O empresário decide então falar com um parceiro, que empresta o recurso, com um prazo de pagamento confortável.  

Finalmente o gestor consegue ter condições de fechar o negócio com o fornecedor. ”  

Que sufoco, não? Esta é apenas uma dentre as várias tomadas de decisão que envolvem um negócio.  

Para estar preparado e seguir o melhor caminho, não é somente a experiência que conta. Uma série de atitudes podem ajudar a tornar estes momentos menos complicados, principalmente quando se tem o controle e gestão da empresa.  

 

Melhorando Processos Internos

 

Saber o fluxo de caixa, o capital permanente ou de giro, é fundamental para decisões de caráter financeiro.  

Além da segurança, para conquistar agilidade vale a pena eliminar burocracias e trabalhos manuais com a adoção de um sistema de gestão. Os funcionários terão mais tempo para o relacionamento com clientes e outras ações estratégicas de importância para a sua empresa.  

Seja para controle de estoque, emissão de notas, registro de venda e outros dados importantes do seu negócio, o lançamento das atividades no sistema otimiza processos internos, torna as tarefas operacionais mais simples e garante uma base de dados confiável.  

Outra vantagem hoje em dia e que permite prontidão nas tomadas de decisão, é a adoção de um aplicativo de gestão remota. Através dele é possível saber, em tempo real, dados importantes sobre a rotina da empresa pelo seu celular.

Ou seja, se você se ausentar do trabalho em uma viagem a negócios ou com a família, isso não será mais um problema. Com um aplicativo que apresenta os importantes indicadores do seu negócio, você tem o controle na palma da mão e em qualquer lugar.