Como um sistema de gestão pode melhorar o seu relacionamento com o cliente

Como um sistema de gestão pode melhorar o seu relacionamento com o cliente

19/06/2019

Quem opta por adotar um sistema de gestão na sua empresa em geral pensa na medida como uma facilitadora de tarefas administrativas. No entanto, você sabia que a solução vai muito além disso e pode fazer toda a diferença no seu relacionamento com o cliente

Ficou interessado em entender melhor como um sistema de gestão integrada pode ajudar você a estreitar relações com a clientela e, consequentemente, aumentar sua competitividade? Então acompanhe a leitura!

Sistemas de gestão: 6 motivos pelos quais eles melhoram o seu relacionamento com o cliente

1. Diminuem a margem de erros nos processos

Quando você não utiliza um sistema de gestão eficiente para administrar a sua empresa, fica refém de um número considerável de aplicativos, softwares e planilhas para controlar procedimentos como entregas, contas a receber, estoque e vendas.

Com isso, é comum que cada departamento acabe utilizando a solução que acha mais adequada, sem qualquer conexão com os procedimentos de outras áreas.

Essa falta de interação entre os mecanismos de gestão deixa o seu negócio muito mais suscetível a erros administrativos que podem prejudicar o seu relacionamento com o cliente, como a comercialização de um produto pela equipe de vendas em volume superior ao estoque ou uma entrega agendada para um prazo impossível de cumprir pela área de logística.

Com um sistema de gestão integrada, isso não acontece: sempre que uma venda é realizada, por exemplo, o estoque é atualizado automaticamente, evitando transações comerciais além das possibilidades da empresa.

Em palavras simples, como todos os procedimentos estão concentrados em um só lugar, as chances de que aconteçam falhas que tragam prejuízos ao relacionamento com o cliente diminui consideravelmente.

2. Otimizam procedimentos rotineiros

Empresas que não utilizam sistemas de gestão integrada precisam realizar manualmente - em planilhas improvisadas ou softwares não interligados a outras áreas da empresa - uma série de procedimentos administrativos rotineiros.

Com isso, além de aumentar a chance de erros, você destina um tempo precioso da sua equipe de colaboradores com tarefas que não tem nada a ver com o seu objetivo final: a satisfação do seu cliente.

Quando você opta por um sistema de gestão integrada, essas tarefas passam a ser otimizadas, o que permite que você reorganize as funções de sua força de trabalho para que ela se dedique a tarefas mais estratégicas.

Com isso, ganha a empresa que emprega de maneira mais inteligente o  tempo dos seus recursos humanos, e ganha o cliente, que tem suas necessidades atendidas de maneira mais satisfatória.

3. Agilizam a tomada de decisões

Uma das maiores vantagens de utilizar um sistema de gestão integrado é que ele possibilita que você tenha uma visão 360 º daquilo que acontece na sua empresa.

Dessa maneira, é possível detectar com maior facilidade falhas nos processos que podem estar prejudicando o relacionamento com o cliente - e, consequentemente, diminuindo o seu volume de vendas - e tomar decisões estratégicas com maior rapidez para evitar a perda de competitividade do seu negócio.

Com isso, além de evitar problemas que podem prejudicar a saúde financeira da empresa, você fortalece o relacionamento com o cliente, que percebe o interesse da empresa em resolver as questões que o estavam levando a buscar os serviços da concorrência.

4. Reduzem os custos

Como diminui a margem de erros, otimiza as atribuições dos funcionários e agiliza a tomada de decisões, a adoção de um sistema de gestão integrada acaba por reduzir os custos do seu negócio, que ganha mais dinamismo e profissionalismo.

Essa diminuição nos custos da empresa pode se reverter em benefícios para os clientes, seja por meio da manutenção dos preços em períodos de reajuste, pela sua redução ou mesmo pela criação de promoções e vantagens.

Oferecer orçamentos mais enxutos ou benefícios sem qualquer diminuição na qualidade dos serviços é sem dúvida uma das maneiras mais eficientes de aprimorar o relacionamento com clientes antigos e atrair novos.

5. Melhoram a experiência do cliente

Ainda que muitas dessas vantagens acabem dinamizando o relacionamento com o cliente de maneira colateral, a adoção de um sistema de gestão integrado também impacta essa experiência diretamente.

A adoção de procedimentos administrativos pouco eficientes ou que não oferecem integração entre as áreas pode, por exemplo, tornar o processo de troca de um produto mais lento ou mesmo dificultar a concretização da venda pelo grande número de procedimentos burocráticos envolvidos.

Esse tipo de acontecimento interfere de maneira negativa na experiência de compra e, consequentemente, no modo como aquele consumidor enxerga e se relaciona com a empresa, o que pode implicar em dificuldades na fidelização da carteira.

6. Ampliam a compreensão do seu público-alvo

A utilização de um sistema de gestão integrada permite a emissão de relatórios detalhados sobre os diversos departamentos da empresa, inclusive o de vendas.

Com isso, você identifica com maior facilidade tendências e comportamentos de compra e pode ter uma visão mais clara de quem é e quais são as demandas do seu público-alvo.

Isso permite que a sua equipe comercial se antecipe a essas necessidades e ofereça produtos e serviços de maneira mais estratégica, o que estreita o relacionamento com o cliente e impacta positivamente os resultados do seu negócio.

Gostou de conhecer as vantagens de adotar um sistema de gestão integrada para aprimorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas? Se você ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de solução, entre em contato com um especialista da ATS Informática e esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!