Saiba porque é tão importante manter a gestão administrativa junto à contabilidade

Saiba porque é tão importante manter a gestão administrativa junto à contabilidade

28/08/2015

Sendo a contabilidade uma ciência destinada à quantificação do patrimônio, é importante que os gestores da empresa tenham os dados contábeis como fonte de orientação para adotar medidas que contribuam ao processo de gestão administrativa. A interpretação, o registro e a análise dos fatos que afetam a situação patrimonial da empresa é papel da contabilidade, mas para ter efeito significativo, ela depende da colaboração da gestão administrativa, que por sua vez deve estar comprometida a entregar regularmente os documentos e informações necessárias aos registros contábeis. É essencial que técnicas como a escrituração contábil, por exemplo, estejam em dia. Apenas dessa maneira as demonstrações e análises contábeis poderão retratar de maneira fiel a situação financeira real em que se encontra o negócio. Assim, preparamos este post para que você entenda melhor como a sintonia entre contabilidade e gestão administrativa é importante para a sua empresa. Acompanhe!

Desorganização leva a prejuízos

Documentos como notas fiscais, ordens de pagamento, holerites e qualquer outro que afete as contas da empresa precisam ser separados e destinados à contabilidade. Eles representam fonte de consulta e registro, podendo ser facilmente organizados enquanto ainda circulam entre as tarefas administrativas. Atitudes simples como classificá-los por tipo e reservá-los em pastas já contribuem muito para esse tipo de organização. Deixar de enviar ou mesmo enviar para a contabilidade documentos sem critério algum e sem comprometimento com regularidade, afeta os resultados gerados pelos balanços e demonstrações contábeis, impedindo que as análises dos dados sejam confiáveis ou que sirvam de fundamento para a tomada de decisão. Mesmo exercer controle através do uso de planilhas simples é uma iniciativa bastante útil para auxiliar e esclarecer as dúvidas da contabilidade, além de manter a informação financeira acessível e ordenada de uma forma mais básica.

A importância da interpretação contábil do ano anterior

O Livro Diário é onde ficam registrados todos os fatos ocorridos que, de alguma forma, tiveram impacto sobre a situação patrimonial da empresa. Caso seja preciso consultar o Livro Diário para analisar informações contábeis do ano anterior, é essencial que os dados registrados estejam completos e constituam informações verídicas, sem omissões, que reflitam o que se passou com a empresa no referido período. Essas informações serão determinantes para desenvolver soluções para superar eventuais problemas e aprimorar os resultados da empresa diante de questões com as quais já teve alguma experiência.

Capacitação e treinamento da equipe pode ajudar

Entender a necessidade de sintonizar a gestão administrativa e a contabilidade é questão de perspectiva. O melhor é que os profissionais envolvidos compreendam quais as necessidades da contabilidade, em termos de organização e rigorosidade na realização de registros, e percebam quantos benefícios existem para a gestão quando a empresa pode contar com informações contábeis organizadas e rigorosamente em dia. Para trazer essa visão de funcionamento integrado entre essas duas áreas da empresa, os profissionais podem ser capacitados e instruídos. Existem consultorias especializadas em fornecer treinamentos desse tipo e podem ser operados até mesmo dentro da empresa. É questão de verificar as opções dadas pela consultoria e alinhar o serviço às necessidades de organização do seu negócio. Ainda tem dúvidas sobre a importância de integrar gestão administrativa e contabilidade? Deixe um comentário e participe dessa conversa!