4 motivos para sua empresa adotar um sistema de ERP via SaaS

4 motivos para sua empresa adotar um sistema de ERP via SaaS

21/09/2015

Uma empresa é composta de vários setores: finanças, vendas, produção, transporte, marketing, dentre outras possibilidades. Não é raro que os setores utilizem sistemas para gerenciar suas atividades. O problema é que muitas vezes esses sistemas são independentes e acarretam uma falta de interação entre os setores. Dessa necessidade de maior comunicação entre partes de uma empresa surgiu a figura do ERP (Enterprise Resource Planning), que é um gerenciador de recursos empresariais. A diferença básica do ERP para os outros softwares de administração é que ele não age apenas em um setor. Como ele é feito sob medida para cada empresa, sua função é integrar todos os departamentos do negócio através de um sistema unificado. Dessa forma, nenhuma informação deixa de ser levada em conta durante as atividades do dia a dia. Quando falamos em um ERP via SaaS, queremos dizer que o modelo funcionará através de um “Software as a  Service”, ou seja: todo o sistema será acessado através da internet, com sua hospedagem feita pelo fornecedor, evitando gastos e problemas com manutenção de hardware e databases — comumente utilizados para instalação desses programas. Agora que você sabe o que é um ERP, por que você deveria implantá-lo na sua empresa?

1. Um ERP proverá harmonia e dinamismo entre os setores

Quando todos os setores têm acesso às informações comuns diretamente da mesma fonte, o trabalho funciona melhor. Imagine que o setor financeiro precisa tomar conhecimento sobre algumas vendas e dados de produção para traçar um plano de ação. Ao trabalhar com um ERP, os dados estarão concentrados dentro do sistema, facilitando seu acesso e garantindo sua autenticidade. O setor financeiro poderá, desta forma, fazer um levantamento seguro das informações que deseja — sem causar nenhum tipo de atraso no setor de vendas nem no setor de produção.

2. Você terá maior controle sobre a situação da sua empresa

Da mesma forma que os setores trabalharão integrados, você, como empresário, terá controle total dos seus negócios, desde aquisição de material até a entrega do produto final na casa do seu cliente. É como ter em mãos a planta completa da sua empresa, que se altera e se ajusta conforme o trabalho é feito. É uma forma de não ser pego de surpresa nem ficar sem saber o que está acontecendo dentro do seu próprio negócio.

3. O sistema será feito para atender às suas necessidades

Um dos pontos fortes do ERP é que ele é feito para suprir as particularidades de cada empresa, como dissemos lá no início. Sua empresa tem certas necessidades que só você conhece, certos modos de funcionamento que são específicos dela. Por isso, quando se decide adotar um modelo ERP, essas individualidades são levadas em conta — assim, o gerenciamento é completo e você não precisa adequar sua empresa ao sistema, já que ele estará adequado a você.

4. Um ERP via SaaS é seguro, prático e tem um ótimo custo-benefício

Pode-se imaginar que um modelo deste tipo é inconcebível dentro do seu orçamento. Não é verdade. O SaaS permite que este sistema tenha um custo mais baixo se comparado aos modelos que necessitam de maquinário de alta tecnologia da própria empresa para funcionar. Com o acesso via internet, o manuseio das ferramentas é mais prático e você não precisa se preocupar com a segurança das suas informações — essa é uma obrigação levada a sério pelo fornecedor do serviço. Além da possibilidade de consultar o sistema de qualquer lugar, de forma muito prática e cômoda. Esses são os 4 motivos para que sua empresa adote um sistema ERP via SaaS. Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento ou sobre suas utilidades? Deixe um comentário e nós teremos prazer em ajudá-lo!