ISO 9001: Entenda porque ela é indispensável para sua empresa

ISO 9001: Entenda porque ela é indispensável para sua empresa

24/04/2015

Você já ouviu ou leu que determinada empresa tem o ISO 9001? Sempre que temos contato com essa sigla, a primeira coisa que nos vêm à mente é: qualidade. O certificado é dado a companhias com excelência em gestão e que respeitam uma série de padrões, tornando assim a certeza de que estamos diante de um produto ou serviço confiável. Portanto, ter esse certificado associado ao empreendimento é o objetivo de todo empresário. Obter o padrão ISO (sigla em inglês para International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, na tradução livre) faz com que toda rede em torno de sua empresa - clientes, fornecedores, instituições financeiras e parceiros - enxergue um negócio de qualidade, em que é possível confiar nas relações comerciais. Criada em 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO permite que as empresas que obtiveram o certificado sejam reconhecidas internacionalmente. Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atualmente, existem 2.651 empresas com a norma ISO 9001 válida. E para você saber mais sobre esse selo de qualidade, preparamos este post para que você possa se adequar aos pré-requisitos necessários e se tornar uma empresa com certificação ISO 9001. Acompanhe!

Os benefícios da gestão de qualidade

A ISO 9001 reúne uma série de ações de gestão que garantem o padrão e a qualidade de um produto ou serviço. Para obter o certificado, a empresa deve se submeter a um projeto para implementação de processos, de forma a atestar a qualidade.

Confira quais são as principais vantagens de obter o certificado ISO 9001:

  • Economia: a padronização otimiza as operações e melhora os resultados. Com um processo regido por regras de qualidade, sua empresa economizará em tempo, dinheiro e recursos. Esse desempenho operacional fará com que os erros diminuam e, consequentemente, os lucros cresçam.
  • Satisfação do cliente: a gestão de qualidade gera um aumento em cadeia: produto melhor, cliente satisfeito, aumento de vendas. Você estará mais apto a atender às necessidades do cliente. Além disso, o certificado abre portas para conquistar clientes maiores, cientes do padrão de qualidade da sua empresa.
  • Participação no mercado: qualidade gera produtividade e competitividade. De posse da ISO, seu negócio fincará uma bandeira de qualidade no mercado, e isso abre portas. Você poderá ampliar sua participação e conquistar novos mercados.
  • Motivação interna. Com regras de padronização, seus funcionários ficarão mais seguros em realizar tarefas e operações. Os processos internos provocam equipe motivada, que se traduz em eficiência.

Como obter a ISO 9001

Consultorias especializadas na implementação de processos que se adequem aos padrões estabelecidos pela ISO 9001 trabalham de forma a transformar toda a gestão e operação de sua empresa. Será feita uma auditoria para a checagem dos processos e definição das medidas a serem adotadas para que a empresa obtenha a padronização da gestão. Para obter a norma ISO 9001, a empresa deve atender a uma série de requisitos. São oito princípios que regem a gestão de qualidade:
  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento de pessoas
  4. Abordagem de processos
  5. Abordagem sistêmica
  6. Melhoria contínua
  7. Abordagem factual
  8. Relação mutuamente benéfica com fornecedores
Depois de implantada, a empresa deverá contratar uma certificadora independente. Somente após a auditoria dessa organização é que a empresa obtém o certificado ISO 9001. A norma tem prazo de validade e deve ser renovada continuamente. As adequações a serem feitas para a obtenção da ISO é recompensadora. Veja quais são os passos para que sua empresa a obtenha e invista nisso. Você ainda tem alguma dúvida sobre como obter a ISO 9001? Deixe seu comentário e conte pra gente.