O setor de autopeças tem sido muito importante na economia brasileira, com bons resultados que motivam cada vez mais novos empresários a atuarem na área.
De acordo com os dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Sindipeças, entre 2017 e 2018 houve um crescimento acumulado de 42,7% – um resultado muito positivo se compararmos com o decréscimo de quase 26% que aconteceu entre 2014 e 2016.
Dentro do que chamamos de “autopeças”, existem inúmeras possibilidades de atuação que vão desde a produção de itens utilizados em toda a cadeia automotiva até a venda desses produtos – área que, de acordo com o Sebrae, corresponde a quase 70% do faturamento total do setor.
Mas, ainda que o segmento de autopeças traga excelentes resultados nos últimos anos, existem muitos pontos a serem melhorados. Se você atua no ramo de autopeças, continue a leitura. Chegou a hora de entender melhor os principais desafios do segmento e saber como superá-los!
Veja os principais desafios do setor de autopeças no Brasil, hoje.
A concorrência é um desafio que aparece em muitos segmentos. No setor automotivo isso não é diferente. Principalmente com os bons resultados dos últimos anos que motiva novos empresários a investirem na área.
Além da concorrência local, com a expansão da internet e a facilidade de comprar itens em sites estrangeiros, muitos gestores precisam lidar com a concorrência internacional. Sobretudo de países asiáticos, que conseguem exportar peças e produtos com preços menores.
Tudo isso faz com que haja uma maior “guerra de preços”, levando o empresário a repensar suas ações de marketing e até as margens de lucro. Mais do que focar em preço baixo, contudo, é essencial se atentar à qualidade das peças comercializadas, oferecendo uma experiência de consumo diferenciada – e destacando o seu negócio.
Especialmente o setor de vendas é o que mais sofre com esse desafio. Pois, para ser um bom vendedor é preciso ter muito conhecimento técnico sobre a área. Além de compreender as funcionalidades de cada peça e também conseguir analisar os perfis diferentes dos consumidores, de maneira a oferecer uma assistência completa.
Nem sempre o gestor consegue encontrar mão de obra qualificada e experiente na área. Por isso, em muitos casos, é importante que a empresa ofereça treinamentos aos seus colaboradores, tanto na parte técnica das autopeças como em estratégias de venda.
Uma mão de obra qualificada é de suma importância na hora de diferenciar o seu negócio. Afinal, o atendimento do profissional no ponto de venda pode surpreender positivamente o cliente. E o melhor: favorecer a fidelização – fator primordial em mercados competitivos.
O Brasil possui dimensões continentais, mas infelizmente o setor de transportes ainda sofre na hora de escoar a produção. Isso significa fretes mais caros e, lógico, dificuldade em precificar os produtos.
Sem bons portos, ferrovias e rodovias, é muito difícil que a indústria automotiva esteja integrada aos pontos de venda. Isso pode causar atrasos, complicação na entrega e valores finais de produtos bastante altos, dificultando a concorrência.
Infelizmente para superar esse desafio é necessária a participação do governo em todas as esferas. Pois é ele o responsável pela melhoria da infraestrutura viária do país.
Por último, não podemos deixar de citar as alterações no comportamento do consumidor que estão afetando inúmeros setores, inclusive o de autopeças.
O que se nota, atualmente, é uma tendência ao imediatismo. Além, é claro, de os clientes estarem muito mais bem informados sobre cada produto, marca, usos e aplicações.
Por isso, esses “novos” consumidores não desejam mais um vendedor que seja apenas “tirador de pedidos” ou que “empurre” qualquer item. É preciso que esses profissionais trabalhem como consultores. Ou seja, que tire as dúvidas dos clientes, explicando o funcionamento de cada item, auxiliando na comparação de marcas etc.
Outra tendência que o setor de autopeças tem visto atualmente é o aumento do número de lojas virtuais. Muitas lojas trabalham com formatos físicos e virtuais, aumentando ainda mais o seu poder de alcance. É claro que, para atuar nesse sistema, é fundamental ficar de olho na questão da logística. Pois, garante a entrega rápida e de forma segura às localidades atendidas pelo seu site.
Como você viu são muitos os desafios do setor de autopeças. Para superá-los é importante acompanhar a evolução do mercado e as alterações dos seus consumidores. Além de oferecer uma excelente experiência de compra, contando com os produtos e marcas que elas desejam.
O aumento da concorrência e as necessidades mais imediatistas dos consumidores, contudo, fazem com que os empresários do segmento necessitem cuidar melhor da sua gestão.
Se você quiser ter uma empresa competitiva é essencial que todos os seus departamentos estejam alinhados. E, ainda, que a vida financeira do seu negócio esteja saudável. Isso significa ter controle de todos os processos internos, da parte fiscal, do fluxo de caixa, da gestão ágil de estoque e da análise dos relatórios gerenciais.
Para conseguir isso, investir na tecnologia é indispensável. Sobretudo em sistemas de gestão que ajudam a automatizar processos e oferecem mais controle aos gestores. E que ofereçam dados reais do seu negócio para tornar a tomada de decisões mais estratégica.
Os sistemas de gestão devem integrar a rotina de empresas de todos os portes, garantindo um gerenciamento correto de todos os setores do seu negócio e uma visão sistêmica da sua empresa, favorecendo o crescimento sustentável, melhorando a precificação dos produtos, automatizando tarefas rotineiras e tornando suas equipes mais produtivas e eficientes.
Depois de ler este conteúdo, ficou claro quais são os principais desafios do segmento de autopeças e como superá-los? Se você ainda não conta com um sistema de gestão empresarial ou deseja implementar uma tecnologia mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a ATS Informática e saiba sobre nossas soluções específicas para o setor de autopeças!