download film indonesia gratis Controles fundamentais da administração financeira | ATS Informática
Conheça os controles fundamentais da administração financeira

Conheça os controles fundamentais da administração financeira

29/06/2015

Ter um sólido controle financeiro é essencial para qualquer empresa. Mas se engana quem pensa que a gestão financeira é responsável somente pela obtenção de recursos. Também é função desse setor trabalhar em uma estratégia para otimizar a movimentação do caixa da organização, visando obter mais lucros e reduzir os custos operação da companhia ao menor nível possível. Para atingir esse fim, a gestão trabalha com várias ferramentas essenciais para gerenciar o processo de administração financeira. Confira este post e descubra 4 controles financeiros fundamentais que todo bom gestor financeiro tem em sua caixa de ferramentas. Acompanhe!

Planejamento orçamentário

Esse planejamento é feito para prever a operação e os gastos de cada área da empresa. Esse esboço do orçamento pode ser feito anualmente ou até mesmo em base mensal. No entanto, é preciso começar com antecedência, afinal, um bom planejamento requer tempo para ter sucesso. Em um planejamento anual, por exemplo, o mês de setembro é um bom momento para dar início. Para facilitar esse processo, divida seu planejamento em áreas, como plano de Marketing, plano de RH, Plano de Estoque, Plano de TI, e assim por diante. Em cada uma das áreas, devem ser respondidas perguntas como: o que precisa ser feito? Quais recursos iremos precisar? Quais são as alternativas disponíveis para enfrentar nossos problemas atuais? Quanto irá custar cada uma delas? Qual é minha meta de gastos para esse setor? Detalhando os orçamentos para cada uma dessas áreas, a etapa final é juntar todos os valores em um único plano financeiro. Esse será seu planejamento orçamentário!

Fluxo de Caixa

Conhecido como o pulmão da administração financeira, o Fluxo de Caixa é uma ferramenta usada para analisar a movimentação financeira da sua empresa em um período passado, e após algum tempo, utilizar essa base para projetar o futuro da sua empresa. O Fluxo de Caixa é obtido pela comparação das receitas e despesas do seu negócio em um determinado período. Para começar a fazer seu Fluxo de Caixa, faça um registro simples dos seguintes dados diariamente: - Saldo inicial: quanto dinheiro tem no seu caixa no início do dia. - Receitas: registre cada recebimento do dia dividido em categorias. - Despesas: tudo que você gastou no dia separado em categorias. Ao realizar o Fluxo de Caixa, você poderá analisar o desempenho do seu negócio, se obteve lucro, de onde veio e quanto foi. Após algum tempo de controle, o próximo passo é se basear nessas informações para fazer uma Projeção de Fluxo de caixa. Através da projeção, é possível planejar o futuro a curto prazo da sua empresa e detectar desarranjos nas suas finanças antes que eles causem problemas mais sérios.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial demonstra se sua empresa continua lucrativa ou não, controlando sua posição financeira dentro de um período que pode ser anual, semestral ou até trimestral. O balanço é obtido através da fórmula Ativos – Passivos, ou seja, somando os ativos e subtraindo os passivos da sua empresa. Nesse controle, os ativos são divididos em circulantes, como dinheiro, contas a receber, e ativos imobilizados, como terrenos, edifícios, máquinas, veículos e outros bens do seu negócio. Da mesma forma, os passivos são divididos em circulantes, contas a pagar, notas pendentes, salários, e passivos de longo prazo, dívidas e obrigações da empresa que têm mais de 1 ano de prazo.

Controle dos níveis de endividamento

Para que uma empresa dê lucro, é essencial conhecer os níveis de endividamento a curto e longo prazo. O que acontece na maioria das empresas que não dão certo é que elas geram lucro, mas não o suficiente quitar as dívidas, investimentos e juros bancários que são gerados pela sua própria operação financeira. É nesse momento que inicia um ciclo vicioso de tentar fazer dinheiro de qualquer forma, sem medir as consequências futuras. Por isso, faça um controle dos níveis de endividamento geral da companhia, para saber como tomar ações proativas, como congelar gastos e tomar ações proativas para recuperar esse investimento antes que sua situação se torne uma bola de neve. Esses são controles essenciais para qualquer administração financeira. Você faz um desses controles na sua empresa? Se sim, como esses relatórios influenciam sua gestão? Deixe seu comentário contando para nós e contribua para a conversa.