Contabilidade: Entenda a importância para a tomada de decisões na sua empresa

Contabilidade: Entenda a importância para a tomada de decisões na sua empresa

28/04/2015

A contabilidade pode dar a impressão de ser um simples monitoramento das entradas e saídas de recursos da empresa, permitindo entender como os fluxos financeiros acontecem dentro de seu negócio, mas sem que isso tenha uma grande importância para as decisões relevantes que o gestor tem pela frente. Isso é um grande equívoco! Uma boa gestão contábil envolve vários detalhes e demonstrações que podem ser vitais para as estratégias da empresa. Que tal saber mais sobre como a contabilidade pode ajudá-lo nas tomadas de decisões críticas e estratégicas em seu negócio? Acompanhe!

Entenda melhor a empresa

Uma boa gestão contábil envolve o fluxo de caixa, a análise de investimentos, o planejamento tributário, visualização das contas a pagar e seus prazos, bem como as receitas a receber, além de outros expedientes do tipo. Isso faz com que o gestor tenha uma noção precisa de como o negócio está operando a partir de registros confiáveis e resumos das informações econômicas e fiscais da entidade, os quais refletem as atividades realizadas na organização em um período determinado.

Distinga o que tem dado certo e errado no negócio

Os números que a contabilidade oferece ainda indicam os produtos ou serviços que produzem mais lucros ou perdas financeiras. Assim, será possível ao gestor ou dono do negócio consertar os rumos da empresa a tempo, investindo nos setores certos e implementando incrementos e melhorias que possam aumentar seus lucros. A contabilidade, desta forma, aparece como uma das melhores bases para que aquele que está à frente da empresa planeje suas ações futuras de aperfeiçoamento.

Analise seus resultados

Os apontamentos contábeis mostram se os resultados esperados estão sendo alcançados e se as metas de desempenho têm sido atingidas. É possível mensurar o crescimento que o negócio terá a partir de uma gestão contábil organizada à risca e dos saldos que você tiver, havendo, é claro, uma boa estratégia de mercado e um plano adequado de ações.

Diminua suas despesas

Quando se conhece a fundo as despesas decompostas no fluxo de caixa, torna-se possível para o gestor identificar e reduzir os custos operacionais que não são tão relevantes ou se mostrem como dispensáveis no momento. A contabilidade pode ajudar a melhorar a aplicação de recursos dentro de seu negócio, administrando com mais sobriedade as várias áreas da empresa.

Proteja-se melhor contra imprevistos

A partir de sua análise financeira, pode-se também determinar com mais solidez uma reserva financeira suficiente para urgências e eventos inesperados. Isso não é tão infrequente como se pensa na rotina de uma empresa: às vezes pode ser algo de pequena monta, como a aquisição ou manutenção de um equipamento antes do esperado, outras vezes pode demandar algo de mais valor, como a atualização de grande parte de sua infraestrutura operacional. O que vale é que a contabilidade pode se mostrar como uma ferramenta de grande potencial competitivo, sem que a empresa precise de capital de financiamentos à toa. A contabilidade bem feita ajuda a distinguir como está a saúde financeira de sua empresa hoje em dia e a ter mais dados para projetar seu negócio em cenários futuros, ajustando a rota que você tem pela frente e evitando os erros. Uma boa assessoria contábil vai ser importante para que o gestor entenda onde precisa injetar mais recursos, se é necessário fazer empréstimos ou se terá o faturamento esperado para o período, a ponto de poder movimentar estoques ou ter mais mão de obra na época. Logo, decisões de suma importância para o adequado andamento de seu negócio. E então, como você tem cuidado de sua contabilidade? Atente-se aos benefícios que um controle contábil pode trazer às decisões de sua empresa! Ainda ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário contando pra gente.