Saiba quais são as 6 principais características de um bom gestor

Saiba quais são as 6 principais características de um bom gestor

07/06/2019

Gerir pessoas diferentes e várias demandas é uma das exigências mais usuais no mundo empresarial. Porém, nesses momentos, nem todo mundo sabe quais são as características de um bom gestor – e nem quais os comportamentos e modos de agir que o difere dos demais, resultando em benefícios às empresas e aos funcionários.

Se você quer se destacar na sua área ou, ainda, conseguir melhorar os resultados do seu negócio, que tal descobrir as principais características de um bom gestor? Continue a leitura!

Mas, afinal, o que é ser gestor?

Como o próprio nome indica, gestor é aquele que coordena e administra as atividades de uma determinada área. Em geral, os cargos de gestão exigem que o profissional disponha de um bom conhecimento técnico dos processos e também inteligência emocional para coordenar equipes, lidar com clientes, fornecedores e outros parceiros.

É muito comum, no entanto, que as pessoas confundam gestores e gerentes. O gerente executa uma função mais administrativa, focada principalmente no desenvolvimento de estratégias de negócio e no gerenciamento sistêmico de determinadas áreas.

Já o gestor é aquele que atua de maneira diferenciada. Além das questões técnicas, ele também é responsável por melhorar os relacionamentos, motivar as equipes e tomar decisões estratégicas, que influenciam diretamente no crescimento e na direção do negócio.

Quais as principais características de um bom gestor?

Agora que você já entendeu o que é um gestor, que tal compreender as características mais desejáveis nessa função? Confira.

  1. Automotivação

Saber se motivar é imprescindível para um bom gestor. Afinal, se o líder estiver desmotivado será difícil para o restante da equipe se sentir “animada” e interessada em atingir as metas.

Um líder com um bom nível de automotivação, ainda, consegue desenvolver planos bem definidos e objetivos claros e transmitir aos demais membros da equipe uma sensação de segurança construtiva.

  1. Feedbacks

Os feedbacks são fundamentais em qualquer equipe. Quando essa prática é bem direcionada, ela consegue resolver questões internas, melhorar a motivação e ajudar no crescimento profissional de cada funcionário e de todo o time.

Um bom gestor, portanto, é aquele que consegue dar e receber feedbacks, orientando adequadamente seus colaboradores e também sabendo ouvir críticas capazes de melhorar o seu próprio trabalho.

Aliás, esse canal de diálogo é uma das ferramentas mais importantes em qualquer equipe porque favorece o aprendizado, o aprimoramento e o entrosamento dos colaboradores e da chefia.

Assim, é indispensável entender muito bem as características de cada colaborador, suas principais dificuldades e atribuições. E saber pontuar, de forma justa e educada, os pontos positivos e negativos da sua atuação, ajudando-o a crescer profissionalmente.

Também é essencial ser humilde o suficiente para reconhecer que existem pontos em que o gestor pode melhorar, ouvindo os comentários e feedbacks da sua equipe e da chefia e ajustando os pontos que precisam de melhorias.

  1. Proatividade

Ser proativo é uma das exigências mais buscadas não apenas nos gestores, mas em todos os profissionais de forma geral. O que as empresas esperam hoje é que seus líderes consigam agir mesmo sem a cobrança direta de um superior, buscando formas criativas de resolver os problemas – e se antecipando a eles.

Assim, um bom gestor é aquele que está continuamente em busca de novas informações, oportunidades, soluções e modos de fazer. Como é um líder naturalmente eficiente acaba, por sua vez, motivando seus colaboradores a agirem da mesma maneira.

Ou seja, nada de deixar o comodismo e o conformismo tomarem conta. Use sua visão estratégica para entender o que pode ser modificado e também para se antecipar aos problemas.

  1. Gerenciamento de conflitos e pessoas

Uma das principais características de um bom gestor é contar com uma inteligência emocional acima da média. O que isso significa? Ser uma pessoa empática e capaz de trabalhar em grupo, identificando as necessidades da sua equipe e intervindo de maneira adequada.

Os conflitos são situações rotineiras no ambiente de trabalho e, algumas vezes, são bem importantes, para fazermos pensar e enxergar as coisas de maneira diferente. Porém, se eles “fogem ao controle”, podem acabar colocando em risco o clima empresarial e tornando difícil o ambiente de trabalho.

O bom gestor é aquele que consegue identificar essas variações e agir de forma certeira em momentos de conflito. Para isso, é indispensável ser empático, ou seja, colocar-se no lugar dos outros, entender os diversos lados e pontos de vista e buscar uma solução que seja interessante para todos.

  1. Liderança

É importante lembrarmos que liderar é diferente de comandar. O bom gestor e líder é aquele que estimula os demais a buscarem soluções e a bater a meta pelo exemplo e não pela pressão ou pelo medo.

Assim, liderar equipes não é uma questão de autoridade ou de poder, mas sim de conseguir influenciar por meio de uma comunicação ativa e eficaz, sabendo expor ideias, se colocar no lugar dos outros e buscar, juntos, uma solução adequada.

Além disso, é muito importante criar um ambiente favorável em que todos possam expor suas ideias e crescerem profissionalmente.

  1. Visão estratégica

Por último, mas não menos importante, uma das principais características de um bom gestor é saber tomar decisões acertadas e que favoreçam o crescimento da empresa.

Isso inclui diversas atividades como: escolher corretamente os fornecedores e parceiros de negócio, saber quando retrair ou ampliar as atividades, definir onde e quando realizar cortes, entender as flutuações do mercado, avaliar a concorrência, entre muitas outras.

Assim, quanto mais informações estratégicas sobre a empresa e a sua área de atuação o gestor tiver, mais fácil será tomar decisões acertadas. Nesse ponto, cercar-se de soluções tecnológicas e de bons parceiros de negócio é fundamental.

A tecnologia pode ser uma aliada importante e capaz de ajudá-lo a se tornar um gestor mais eficiente e estratégico, automatizando diversas funções e ainda oferecendo uma vasta quantidade de dados confiáveis, favorecendo a tomada de decisões.

Como você viu, existem várias características de um bom gestor, sendo essencial unir a visão estratégica com a capacidade de liderar e motivar pessoas, criando um excelente clima organizacional.

Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe as nossas dicas com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a se tornarem gestores melhores!