Aprenda a transformar seus objetivos em ações

Aprenda a transformar seus objetivos em ações

29/05/2015

Todo mundo tem objetivos. Mas no mundo do empreendedorismo isso passa a ser praticamente uma condição de sobrevivência. Afinal, uma empresa sem metas bem estabelecidas tende a se perder pelo meio do caminho. No entanto, uma coisa é certa: não é nada fácil colocar em prática aquilo que você apenas mantem em mente. Mesmo sendo arriscado sair da zona de conforto, é necessário tomar uma dose de coragem junto a um planejamento bem estruturado e dar o primeiro passo. Então, que tal algumas dicas de como transformar seus objetivos em ações práticas? Confira abaixo algumas diretrizes que vão te ajudar.

Defina bem seus objetivos

Para colocar algo em prática, é preciso ter em mente aonde você pretende chegar. Definir metas escaláveis de curto, médio e longo prazo ajuda muito a não desfocar durante o caminho. Reflita! Questões básicas que te ajudarão a elucidar sobre a atual situação de sua empresa são ótimas para começar. “O seu problema atual é falta de clientes?” “Sua preocupação é melhorar a comunicação interna?” “Reduzir taxas de rotatividade?” Pense nos seus pontos fracos e defina suas estratégias.

Estabeleça seus prazos

Falamos em 12 meses, mas os prazos podem ser outros. Você precisa definir os objetivos e um tempo para que aquilo aconteça. Essa parte é fundamental. Uma meta sem prazo pode nunca sair do papel e não é isso que queremos. Por exemplo: Qual o tempo razoável para aumentar a carteira de clientes naquele setor? Em quanto vão aumentar? Coloque tudo no papel em um plano de metas.

Seja objetivo em seu empreendedorismo

Ao estabelecer as metas da empresa ou de algum setor, o ideal é ser bem específico. Por exemplo, evitar dizer que a meta é aumentar as vendas. Prefira responder questões do tipo "aumentar as vendas em que proporção? E quanto tempo?". Quanto mais informação for a meta, ao exemplo de “aumentar a base de clientes em 20% nos próximos 3 meses”, mais possibilidade ela terá de virar realidade.

Envolva a equipe no plano geral

Agora vem a parte crucial. Você já deixou claro o que quer e estabeleceu prazos. Então é hora de tirar os desejos do papel e transformar em ações. Envolva a sua equipe no seu projeto. Não adianta estabelecer metas e não dar publicidade a elas. Faça reuniões periódicas com os colaboradores para que estejam igualmente engajados. Ofereça planos de recompensa e motive-os. É preciso contar com eles para que os projetos se realizem com maestria.

Idealize dentro de sua realidade

Não adianta dizer que você vai perder 20kg nos próximos três meses se você levou ao menos 5 anos para ganhar as gordurinhas. É preciso ser realista. Se a sua meta estabelecida é dobrar o faturamento, fique dentro das possibilidades. Mesmo que todos os esforços sejam concentrados, esse plano ainda seria possível? Pode ser que sim, mas pode ser que não. Lembre sempre de estabelecer metas que sejam viáveis, mesmo que tenha que aumentar prazos. Caso contrário pode gerar frustração e colocar tudo a perder. Empreendedorismo envolve enfrentar desafios constantemente e conseguir transformar seus objetivos em realidade. Isso definitivamente é uma das coisas mais gratificantes para o empresário ou gestor de empresas. Por isso, é importante não se deixar abater pelo meio do caminho e se manter firme em transformar os desejos em ações concretas. Seguindo essas dicas acima temos certeza que vão conseguir. Que tal nos contar sua experiência? O que você faz para transformar seus objetivos em ações concretas? Se inspirou nesse post para dar o primeiro passo? Deixe seu comentário contando pra gente e participe da conversa.