6 formas de organizar os prazos de fornecedores e pagamentos

6 formas de organizar os prazos de fornecedores e pagamentos

18/05/2015

Controlar as contas a pagar e a receber é a melhor forma de ter uma vida financeira tranquila e saudável. Em um negócio, independente do seu tamanho, ter organização é fundamental para manter prazos com clientes e fornecedores e principalmente, manter as contas em ordem. Afinal, será essa organização peça chave da criação de uma boa reputação com clientes e fornecedores. Então, neste artigo vamos te dar algumas dicas de como manter a organização dos prazos, bem como os pagamentos com os fornecedores em dia, evitando juros e sanções. Confira!

Planeje suas compras

Planejamento é palavra de ordem em qualquer empresa. Antes de fechar parcerias com fornecedores, realizar compras ou definir pagamentos você deve planejar e analisar seu fluxo de vendas e as variáveis que podem afetar o seu negócio. Saiba quais são as possibilidades de adversidade para que você esteja precavido caso ocorra.

Automatize seu processo de organização

Para cumprir os prazos com os fornecedores e saber exatamente quais são os seus recebíveis e as contas a pagar, os dias certos de entrada e saída, os valores e todos os dados referentes ao seu controle financeiro, é fundamental automatizar o processo de organização seja através de um sistema de gestão ou uma planilha. Ao optar pelo sistema de gestão, a organização fica mais completa e integrada, o que é ótimo para o seu negócio. A tecnologia está na nossa vida para nos ajudar a simplificar os processos. Portanto, use-a!

Revise sua contabilidade e seus prazos

Ao estruturar ou reestruturar seu processo de organização de prazos e gestão de fornecedores, é importante que você revise seu processo periodicamente. Acompanhar as contas é importante para que você não perca nenhum prazo e consiga identificar com brevidade qualquer problema que possa ter acontecido, como um valor que não foi creditado ou mesmo que tenha sido debitado antes do prazo. É importante acompanhar a movimentação da sua conta e do seu fluxo de caixa para não perder nenhum prazo.

Controle o fluxo de caixa

Conhecer, analisar e programar as entradas e saídas do seu negócio te proporciona subsídios para negociar e cumprir prazos com fornecedores e manter a organização financeira. Se você nunca fez este controle de fluxo de caixa, pensar no passado não vai te ajudar muito. Foque no hoje e abasteça seu sistema com informações atuais. Quanto mais entradas e saídas você conseguir prever, mais fiel será a sua previsão do seu caixa futuro.

Mantenha seu estoque sob controle

Controlar o estoque e fazer uma gestão adequada do que você tem te ajuda a planejar suas compras. É importante lembrar que estoque é dinheiro e que dinheiro parado é dinheiro perdido. Quando você faz uma boa gestão do seu estoque você potencializa os resultados do seu negócio e consegue uma organização melhor dos seus fornecedores. Sabendo o que comprar e quando comprar, a negociação dos prazos fica mais dentro da sua realidade de fluxo de caixa. Preparado para implantar um sistema de gestão na sua empresa e manter a organização do seu negócio mais eficiente? Conte pra gente como é feito o seu controle de prazos e a administração dos seus fornecedores através dos comentários. Tem dúvidas? Faça contato com a gente que te ajudamos a otimizar o negócio!