Conheça 5 planilhas essenciais para sua empresa

Conheça 5 planilhas essenciais para sua empresa

25/05/2015

Muitas ferramentas podem ajudar o empreendedor a cuidar bem do seu negócio sem que se gaste muito tempo ou segurança nesse processo. Além de deixarem o trabalho mais seguro, vão proporcionar mais agilidade, o que dará mais tempo para investir em outras áreas que poderão desenvolver ainda mais a empresa. As planilhas são uma boa ferramenta para qualquer empresa PME. Algumas podem ser compradas, outras são gratuitas, além de, claro, ser possível inclusive fazer a sua própria planilha. Mas não deixe de ter uma para áreas e procedimentos importantes para o negócio, como o fluxo de caixa, vendas e outras, pois elas são fundamentais e ficar sem elas é correr riscos demais sem motivo. E em benefícios que o controle por planilhas pode trazer a certos processos, fizemos este post com exemplos de 5 planilhas essenciais que a sua empresa deve ter. Confira!

Controle para pagamentos e recebimentos

Ter uma planilha para controlar os pagamentos e recebimentos da PME vai dar ao empreendedor condições de prever quanto dinheiro entrará no caixa do negócio e quanto vão custar os pagamentos de despesas, sejam elas variáveis ou fixas. Use informações como as datas de recebimento e valores para ter maior controle. Essa planilha é fundamental para verificar como o negócio estará daqui a alguns meses ou um ano. Assim, você se antecipa a períodos complicados, de recebimento menor, ou quando você terá mais dinheiro no caixa. Controlar essa movimentação no seu negócio é fundamental se você não quiser ficar perdido sobre os valores que deve pagar ou receber.

Controle para compras e estoque

As compras e o estoque de uma empresa são capital, e o empreendedor não pode, de maneira alguma, descontrolar sobre o dinheiro da empresa, seja em que área for. Esse descontrole é a porta de entrada para outros tantos problemas. Por isso, tenha uma planilha para controlar o seu volume de vendas e as mercadorias que estão no estoque. Utilize informações como o número de pedidos, a situação de entrega deles e a quantidade que está em estoque e vendas. Com isso, será possível identificar chances para aumento de vendas e, logo, de ganhos. Se o seu estoque for muito grande, é recomendável fazer o uso de planilhas mais completas ou mesmo de um software específico.

Controle de vendas

O controle de vendas pode ser muito mais eficiente se uma planilha for usada. Com informações como número de vendas de um período, quantidade de vendas para cada vendedor, valor de vendas em um determinado tempo ou volume de itens, o empreendedor terá em mãos importantes dados que vão lhe dar condições de observar onde há falhas na parte de vendas e onde se pode aumentar os ganhos. Apesar de existirem softwares pagos específicos para essa parte, é possível criar uma planilha comercial própria. Mas é importante não deixar passar as informações importantes da venda.

Controle de funcionários

O time de funcionários também deve ser acompanhado de maneira rápida e segura, e uma boa ferramenta para isso é colocar informações sobre sua equipe em uma planilha. Nela, você pode listar informações de produção, metas e outros dados relacionados a resultados, para que se possa verificar a evolução ou as oportunidades de melhoria de cada um. O empreendedor poderá, assim, notar o que deve ser feito e com quem de sua equipe.

Controle de caixa

O empreendedor precisa ter o registro das entradas e saídas de dinheiro de sua empresa se não quiser levá-la à falência. Por isso, é fundamental ter um controle em planilha das informações dessa parte tão importante do negócio. Inclua colunas relacionadas a despesas fixas, como contas de luz, água e internet, e variáveis, como reformas ou gastos emergenciais. Assim, você saberá quanto dinheiro tem em seu caixa diário. Essa informação é muito importante se você quer ter controle sobre seu capital e se antecipar a perdas. Agora queremos saber de você. Como é feito o controle da sua empresa? Você faz uso de planilhas? Deixe seu comentário contando como esse controle é feito!