3 motivos para adotar sistemas amigáveis de gestão

3 motivos para adotar sistemas amigáveis de gestão

17/04/2015

Cada vez mais a tecnologia tem se tornado uma importante aliada das empresas. Ferramentas modernas podem ser usadas para melhorar os processos internos e aumentar a produtividade. Mas, além disso, os aparatos tecnológicos têm sido importante por facilitar a gestão empresarial, que necessita de um controle amplo e rigoroso para que as companhias possam alcançar o seu melhor desempenho e se tornarem mais rentáveis. Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) têm se notabilizado por criar ambientes digitais em que é possível gerenciar com qualidade um negócio. Essas plataformas conseguem reunir desde o sistema de pagamento, passando pelo controle de pessoal e chegando ao modelo logístico. As informações da empresa são acessadas mais facilmente, o que favorece o planejamento e a criação de estratégias. Neste post iremos contar um pouco mais sobre os benefícios de adotar os sistemas de gestão para otimizar processos internos. Confira!

Cuidado na escolha da plataforma de otimização

Que uma ferramenta de otimização de processos permite uma série de facilidades para a empresa não é segredo para ninguém. Porém, dependendo da escolha desse sistema, essas facilidades podem se transformar em dor de cabeça para os gestores. A interface de uma ERP se torna um problema quando oferece uma funcionalidade complexa e pouco intuitiva. Assim, as pessoas demoram mais para lançar e consultar as informações, além de conviverem com uma possibilidade maior de colocar dados errados no sistema. Os resultados podem ser bastante prejudiciais para a companhia. Na hora de escolher uma ERP é importante optar por um sistema que apresente uma interface amigável e intuitiva para que possa explorar ao máximo o potencial dessa ferramenta. Veja abaixo alguns pontos de como essa tecnologia pode ser benéfica para o seu sistema de gestão e contribuir para a melhora da produtividade.

1. Informações a poucos cliques

Um sistema que seja complicado de trafegar dificulta não só o lançamento de dados, mas também o acesso às informações posteriormente. Assim, para conseguir consultar algum item, é necessário dedicar algum tempo e paciência na sua localização. Isso não acontece com sistemas amigáveis, pois os dados importantes, sejam do financeiro, de compra e venda ou clientes, estarão disponíveis em poucos cliques. Conseguir as informações necessárias em pouco tempo é fundamental para qualquer empresa, pois poupam tempo e trabalho, além de facilitar a criação e execução de estratégias e tomadas de decisão. Uma gestão eficiente depende da fácil circulação das informações.

2. Análises rápidas

A eficiência em um dos processos da empresa acaba por garantir o melhor desempenho de outros setores. Ao conseguir acessar rapidamente as informações essenciais da empresa, um gestor e sua equipe conseguem realizar os processos de comparação e análise de dados com mais rapidez e eficiência. Essas análises de dados oferecem as bases necessárias para novos projetos e ações dos mais diversos setores, como marketing, vendas, gestão de pessoal, dentre outros, se tornando mais fácil tomar decisões, administrar o negócio e se posicionar no mercado.

3. Economia de tempo

Novas tecnologias e processos exigem que as empresas treinem os seus funcionários para que eles possam operar os sistemas mais recentes. Quanto mais complicado for à interface tecnológica maior será o tempo dedicado ao treinamento. E isso não exclui a possibilidade de no futuro acontecer erros no lançamento de dados devido à complexidade do sistema ou a constante consulta aos manuais para solucionar problemas. Esses problemas, porém, podem ser superados com a utilização de uma interface intuitiva. O tempo de treinamento para operar esses sistemas passa a ser menor e, após o contato inicial, o uso continue sendo fácil e menos propenso a erros de operação. Interfaces amigáveis contribuem na economia de tempo e facilitam o trabalho dos envolvidos com a ferramenta tecnológica. E como implantar um sistema de fácil operação e que permita localizar e analisar as informações de maneira eficiente? O mercado já conta com essas soluções. Um exemplo é o Sistema Resulth, da ATS Informática, que oferece uma interface que permite a melhora dos processos gerenciais e de controles, além contribuir para a gestão tributária da empresa. Acesse o site e conheça um pouco mais sobre as vantagens desse sistema. E se você tiver alguma dúvida sobre o uso de sistemas de gestão, escreva pra gente e deixe seu comentário.